O prato é uma tradição da culinária nordestina e tem ingredientes de dar água na boca. Vamos aprender? Confira a receita no blog.
Ingredientes
- 2 xícaras (chá) de feijão-de-corda cru (250 g)
- 4 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
- meia xícara (chá) de paio cortado em cubos (50 g)
- 1 xícara (chá) de carne-seca demolhada, cozida e desfiada (100 g)
- 1 cebola média picada
- 2 xícaras (chá) de arroz cru (300 g)
- 2 xícaras (chá) de água fervente (400 ml)
- 2 sachês de Tempero Sabor do Nordeste NaPanela
- meia colher (chá) de sal
- 4 espetos de queijo de coalho cortados em cubos (200 g)
Modo de preparo:
- Em uma panela de pressão, coloque o feijão e 1 litro de água, e leve ao fogo médio para aquecer. Tampe a panela e deixe cozinhar, por 25 minutos após o início da fervura. Escorra o feijão, reservando 2 xícaras (chá) do caldo do cozimento (400 ml).
- Em uma panela grande, coloque 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa e leve ao fogo alto para aquecer. Junte o paio e frite por 3 minutos, ou até dourar. Acrescente a carne-seca e a cebola, e refogue por 2 minutos. Adicione o arroz, a água fervente, o caldo do cozimento do feijão reservado, o Tempero NaPanela e o sal, misture bem e deixe cozinhar em fogo médio, por 15 minutos, com a panela semitampada. Junte o feijão cozido, a manteiga de garrafa restante e o queijo de coalho. Misture bem, retire do fogo e sirva em seguida.
DICA - Se preferir, substitua o feijão-de-corda pela mesma quantidade de feijão-fradinho, demolhado por 3 horas.
- Para fazer o pré-preparo da carne-seca, coloca-a coloque-a em água fria por 48 horas, na geladeira, trocando a água pelo menos 6 vezes. Afervente em água abundante e desfie.